22 de nov de 2012

Confira dicas para se preparar para o Vestibular!



Para que você possa se preparar adequadamente, apresentamos uma relação de dez temas amplos. Um deles será sorteado para cada dia de prova.

Procure realizar leituras e reflexões que possam garantir a elaboração de um texto dissertativo (25 a 30 linhas).




Temas para a redação:

1. Política, corrupção e crise moral
2. Igualdade de gênero: Ascensão da mulher no Brasil
3. Bullying: um ato de violência e preconceito
4. Esporte como fator de inclusão social
5. O voto como responsabilidade social
6. Balada segura: preservação da vida
7. A violência urbana: conseqüências na vida do cidadão
8. Imprensa x democracia: a questão da censura
9. Educação a distância no ensino superior: possibilidades e limites
10. Futebol: como nasce um ídolo 


Para se dar bem, confira as dicas da professora de redação do Unificado, Luísa Canella:


1.  Leia o tema da redação com muita atenção. Se necessário, leia mais de uma vez. Você deve estar bem concentrado para iniciar a prova.

2. Depois da leitura do tema, identifique com convicção o assunto da proposta e a abordagem solicitada sobre ele. Atenção: esse é um passo fundamental, porque dele depende seu sucesso no vestibular.

3. Após ter compreendido o tema, comece a planejar sua redação.

4. Antes do rascunho, assuma uma opinião de acordo com o que o tema pede. Nunca fique em cima do muro: a opinião deve estar muito clara.

5. Organize o que você pretende desenvolver com frases curtas ou até mesmo palavras-chave. Ou seja, faça um esquema para todo o seu texto, inclusive preveja o que você pode concluir a partir do que foi respondido e justificado na introdução.

6. Agora chegou o momento de começar o rascunho baseado no esquema que você fez. Importante: nesse momento, preocupe-se menos com a correção gramatical e mais com a eficiência de sua opinião e com os argumentos que a sustentam.

7. Com a definição da opinião e a escolha do(s) argumentos, saiba que o exemplo (a caracterização de uma situação, a experiência pessoal, um dado) é sempre uma possibilidade. Há temas em que o exemplo parece ser desnecessário; em outros, porém, ele dá uma consistência maior à análise. Em outras palavras, comprova aquilo que você teoricamente explica.

8. Antes de passar a redação a limpo, veja se você seguiu o esquema inicialmente proposto. Agora, é o momento de fazer as correções gramaticais, e não de acrescentar novas ideias, por mais brilhantes que sejam.

9. A aparência do texto também é importante. Lembre-se de dar um título a sua redação e de indicar a entrada de parágrafo, bem como alinhar a margem direita da folha. Qualquer tipo de letra é aceito, desde que você escreva de forma legível, diferenciando as maiúsculas das minúsculas. Evite rasuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário